Xamanismo e espiritualidade

O xamã é uma figura ancestral na humanidade, todos os povos, sejam eles tribais ou urbanizados, têm líderes espirituais, desde a pré-história até a actualidade. O xamã é um estudioso das forças da natureza e percebe como estas forças actuam no ser humano, e no meio ambiente, e usa o seu conhecimento para o bem colectivo, através de práticas esotéricas.

O espírito nada mais é do que a manifestação das acções no ambiente, assim uma obra de arte contém o espírito de seu criador artista, uma casa ou uma empresa contém o espírito daqueles que moram ou trabalham alí. Dependendo do legado espiritual de uma pessoa, seu espírito pode permanecer por muito tempo, mesmo depois de sua ausência.

Uma pessoa feliz e outra deprimida tem espíritos bons, ou menos bons, que reflectem estes estados. O espírito pode ser manipulado e moldado, pelo próprio portador, sem ajuda de ninguém, ou com ajuda de outras pessoas, para o bem, ou para o menos bem. Um xamã percebe e age rapidamente com a presença de espíritos menos bons, e seus conhecimentos podem permitir antever o que vai acontecer e tomar contramedidas. Daí que ao xamã é atribuída a capacidade de prever o futuro e ver coisas que ninguém vê. Cada xamã tem habilidades específicas, e diferentes, e não existe uma doutrina xamánica, razão pela qual este conhecimentos são flexíveis e variam de acordo com influências e contextos culturais.

Xamã Lee
Maio 2011

Para mais informações contacte ramalhomail@gmail.com

No comments:

Post a Comment